top of page

Osteopatia

Dr Felipe Vieira Pellenz, PT, D.O.

A Osteopatia

É uma área das ciências da saúde, com filosofia própria. A osteopatia compreende que a saúde depende da capacidade natural do organismo em resistir e combater as influências nocivas do ambiente e compensar seus efeitos. A doença começa quando essa capacidade natural é reduzida, ou quando ela é excedida ou superada por influencias nocivas.

​

A Osteopatia reconhece que muitos fatores prejudicam essa capacidade e tendência natural para a recuperação, e, entre os mais importantes desses fatores, estão as restrições de mobilidade tecidual (bloqueios: articulares, musculares, nervosos, aponeuróticos e viscerais).

​

E assim, através de uma terapêutica manual especializada, busca restaurar a mobilidade, eliminar as tensões teciduais; recuperando a capacidade de resistência e auto-ajuste/cura do organismo. Sempre dentro da perspectiva da saúde e não da doença; com uma visão integral do paciente, de forma individualizada e personalizada.


(Adaptado de: An interpretation of the osteopathic concept. Tentative formulation of a teaching guide for faculty, hospital staff and student body. J Osteopathy.1953; 60:8 –10).

 

​

​

​

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Osteopatia possui quatro princípios fundamentais, são eles:
1. A estrutura e função são interdependentes – a estrutura é na verdade todos os tecidos corporais: ossos, pele, fáscias, glândulas, vísceras, músculos, articulações, etc. Toda a estrutura é indivisível, ou seja, um todo. A função depende da integridade anatômica e da organização precisa de todos os tecidos que compõem o corpo (estrutura). A patologia não pode se instalar se ”o todo” estiver harmônico. E a desarmonia da estrutura facilita o processo de instalação das enfermidades.
2. A unidade do corpo - o corpo busca o equilíbrio em todos os momentos, chamamos de homeostasia. o equilíbrio depende da participação ativa de todos os tecidos corporais.se, um tecidos deixa de fazer sua parte o corpo todo entra em desequilíbrio e a doença pode se instalar em qualquer parte.
3. A auto-cura - segundo Still, o corpo é capaz de se autocurar. O corpo tem em si todos os meios necessários para evitar ou eliminar doenças (sistema imunológico), porém tudo deve estar em harmonia para funcionar corretamente. A osteopatia coloca os tecidos em harmonia para que o próprio organismo possa se autocurar.
4. A regra da artéria – o sangue é o meio de transporte de todos os elementos de nosso corpo, assegurando uma imunidade natural. Sua perturbação levará a uma deficiência nutricional e imunológica em determinadas regiões do corpo, provocando acúmulo de toxinas e debilidade desta região.

 

No tratamento osteopático são utilizadas variadas técnicas manuais que fazem parte da TMO (terapia por manipulação osteopática), dentre elas:

- Ajuste articulares suaves (HVLA...)

- Técnicas de balanço e equilíbrio muscular  (stretching, neuromuscular, inibição...).

- Reequilíbrio das tensões de fáscias e aponeuroses (indução, liberação e manipulação...).

- Reequilíbrio das tensões e mobilidade craniana (sutherland, modelagem, v-spread...).

- Facilitação da função e mobilidade visceral (lift, drenagem, funcional...)



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUEM É O OSTEOPATA?

​

É o profissional especializado e legalmente autorizado ( Resolução Coffito 220 – D.O.U.n: 108,de 05/06/01, seção I, pg.46) a diagnosticar e tratar os distúrbios funcionais de órgãos e sistemas,cuidando de seus aspectos biomecânicos, cinético e sinérgicos, com fins de superar as manifestações clinicas decorrentes, resgatando a saúde funcional do indivíduo.

​

SOBRE A CONSULTA

​

  • A consulta de avaliação dura +/- 1 hora e as demais 30 a 40 minutos. Normalmente o atendimento se realiza em intervalos de 7 a 15 dias.

  • O tratamento varia de 2 a 8 sessões. A cada consulta o paciente é minunciosamente avaliado e após recebe o tratamento osteopático através de suaves ajustes: manuais, articulares, musculares, membranosos e viscerais; os quais geram descompressão e restauração do movimento dos tecidos comprometidos pelas respectivas disfunções (vértebras, pelve, membros, suturas do crânio, nervos, órgãos internos e  mandíbula).

  • O tratamento osteopático proporciona melhora da flexibilidade e mobilidade articular, da postura, da função visceral, transmissões nervosas e a vascularização tecidual gerando as condições ideais para que o corpo combata as inflamações , o cansaço , a fadiga e a DOR.

  • Os resultados costumam ser rápidos e aparecerem progressivamente após o primeiro atendimento. O prognóstico e evolução depende, é claro, da patologia e dos parâmetros colhidos na avaliação.

 

 

Quando consultar um osteopata?

​

  • Disfunções do Aparelho Locomotor (dores na coluna, torcicolos, ombro doloroso, pubalgias, entorses, tendinites, dores musculares, entre outros...)

  • Disfunções Articulares (artrose, artrite, bico de papagaio, ...)

  • Disfunções ou distúrbios degenerativos (hérnias de disco, ciáticas, lombalgias, cervicalgias, ...)

  • Postura e ajustes corporais (dor na mandíbula -ATM, ajustes corporais gerais, ...)

  • Dores em Geral (dor de cabeça, cefaléias, enxaquecas, dores musculares, fibromialgia, síndrome miofascial).

  • Disfunções ou distúrbios viscerais (hérnias de hiato, refluxo - RGE, cólicas gastro-intestinais, cólicas menstruais, endometriose,...)

  • Distúbios do Sistema Nervoso Autônomo (estresse, ansiedade, insônia).

Vantagens com relação a terapêutica convencional:

  • Diminui a necessidade de intervenções cirúrgicas.

  • Diminui a ingestão de medicamentos.

  • Apresenta resultados mais rápidos e satisfatórios com relação a outras terapias físicas.

IMG_9474.jpg
IMG_9486.jpg
envie um SMS ou whatsapp para 41988946559 
bottom of page